O Partido Baath é um partido pan-árabe que existe no Iraque (ao qual pertencia o ex-presidente Saddam Hussein), no Líbano e na Síria (ao qual pertencia o ex-presidente Hafez al-Assad e o atual presidente, Bashar al-Assad).
O Baath é uma ideologia baseada no socialismo nacionalista árabe. Em contradição com a maioria dos governos monárquicos e fortemente influenciados pela religião no Oriente Médio e no Maghrebe (Marrocos), os baathistas são defensores do secularismo (não interferencia de instituições religiosas na política), da modernização industrial e de políticas de bem-estar social com intervenção estatal na economia, principalmente no setor do petróleo. O Baath, desta maneira, é adversário feroz tanto dos liberais pró-Ocidentais quanto dos fundamentalistas (como a Al Qaeda e o Hezbollah). A idéia de "Baath", que significa "renascimento" ou "ressurreição", foi desenvolvida a partir do pensamento de Michel Aflak, principalmente em seu livro "Sobre o Caminho da Resurreição".
Outros líderes socialistas, nacionalistas e seculares do mundo árabe são ou foram Gamal Abdel Nasser no Egito, Ahmed Bin Bella na Argélia e Muammar al-Khaddafi na Líbia, embora nenhum dos três seja propriamente do Baath.
Durante a Guerra Fria, o Baath teve o apoio da União Soviética, já que representava as correntes de esquerda contra os capitalistas do ocidente europeu e os estadunidenses. Ao chegarem ao poder na Síria (1963) e no Iraque (1963, 1968), os baathistas nacionalizaram as empresas de petróleo e combateram as multinacionais dos Estados Unidos da América, Reino Unido e França. Em 2003, com a invasão do Iraque e o derrube do governo de Saddam Hussein, o Partido Baath foi formalmente banido, como uma das primeiras medidas tomadas.
O movimento Baath pretendia ainda a unificação dos árabes sob um único Estado, o que foi tentado nas uniões entre a Síria e o Egito (República Árabe Unida e entre a Síria e o Iraque). A iniciativa até hoje se reflete nas bandeiras similares destes países. As seções iraquiana e síria eram, até recentemente, rivais.
Fonte: wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário