"Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham a noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornando-os possíveis". Lawrence da Arábia

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dabke - Dança Folclórica دبكة

Dabke ( árabe : دبكة; também transliterado dabka e Dabkeh) é a mais popular dança árabe folclórica na Palestina , Jordânia , Líbano e Síria. É também dançada em partes do Brasil, Iraque e Arábia Saudita. A dança da linha , é amplamente executada em casamentos e ocasiões festivas. O líder do dabke "cabeça da linha", alternando entre a enfrentar o público e os outros dançarinos.
Dabke em árabe significa literalmente "carimbo do pé". O líder, chamado SRAA ("cabeça") ou lawweeh ("vacilar"), é permitida a improvisar sobre o tipo de dabke. O líder segura um lenço ou um colar de contas conhecido como masbha (semelhante a um rosário), enquanto o resto dos bailarinos mantém o ritmo. Os dançarinos também usam vocalizações para mostrar a energia e manter a batida. O líder do dabke é suposto ser como uma árvore, com braços no ar, o tronco ereto e orgulhoso, e os pés que pisar o chão no ritmo. Nos casamentos, o cantor começa com uma mawwal. O SRAA ou lawweeh assume a liderança. Todo mundo faz um 1-2-3 passos básicos antes de começar a canção. Em casamentos, a dança é, por vezes, realizada por uma trupe de profissionais em traje.
A Dabke foi popularizada no século XX pelo compositor libanês Assi e Mansour Rahbani e cantores como Zaki Nassif, Fairuz , Wadih el Safi, e Shamseddine Nasri. A mais famosa trupe de dabke do Líbano foi o Al Firkat Arz. Outros incluem hoje as troupes: Ibdaa, Sareyyet Ramallah e El-Funoun.

Origem

O Dabke originado no Levante, onde as casas foram construídas em pedra com um telhado de madeira, palha e terra. O telhado tinha sujeira para ser compactado o que é exigido pisotear a terra batida de uma maneira uniforme para compactá-lo uniformemente. Este evento é chamado de cooperação ta'awon e aqui vem o awneh, palavra, que significa "ajuda". Este desenvolveu-se a canção Ala Dalouna. A Dabke e as canções rítmicas andam juntas em uma tentativa de manter o trabalho divertido e útil.

Tipos

Na Palestina, os tipos mais comuns são os de dabke samaliyyah e sarawiyyah - que tem seis frases e medidas - e o que tem frases qurradiyyah quadrado (de quatro ou oito compassos). Outro tipo é o niswaniyyah dabke, dançado especificamente por mulheres. Cada tipo de dabke tem o seu correspondente conjunto de canções próprias, cujo tema é quase sempre o amor.

Instrumentos

Um instrumento usado é o popular alaúde. O alaúde é uma palavra que vem do laud "espanhola", que veio da palavra árabe para o instrumento, al-ud (significando o galho de uma árvore). O alaúde tem o formato de uma pêra com pescoço curto e trastes. Ele tem seis cursos de duas cordas e toca-se com uma palheta, geralmente de penas aparadas de uma águia. Este instrumento cria um som profundo e maduro.
O mijwiz que literalmente significa "duplo" em árabe popular é um instrumento muito utilizado na música libanesa. É um tipo de palheta clarinete. É tocado por respiração suave através de uma abertura circular no final e movendo os dedos sobre os furos na frente do tubo, a fim de criar as notas diferentes. O minjjayrah é semelhante ao mijwiz.
O tablah é um pequeno tambor de mão, também conhecido como o durbakke. A maioria dos tablahs são muito bem decorados, alguns com madeira, azulejo ou incrustação de osso, metal gravado, ou pinturas em desenhos típicos do Oriente Médio. Um dos mais tocados dos instrumentos de percussão, o tablah é um membranofone de cabra ou peixe de pele esticada sobre um tambor em forma de vaso com um gargalo de largura. Normalmente é feito de cerâmica ou metal, ele é colocado, quer sob o braço esquerdo ou entre as pernas e bate-se no meio para adquirir um som forte.
O daff , também conhecido como o Rikk , é um instrumento popular correspondente ao pandeiro. É constituída por uma moldura redonda, coberta de um lado com pele de cabra ou peixe. Pares de discos de metal são fixados no quadro de produzir o jingle, quando bater com a mão. Os sons deste instrumento de percussão define o ritmo da música árabe, especialmente nas performances de peças clássicas.

Performances e Competições

Competições ou shows podem consistir-se por diferentes danças culturais e outros grupos de dabke. Por exemplo, o Fiesta Internacional, que é bem conhecido na universidade no búfalo é composto de uma série de clubes que executam suas danças culturais. Esta competição ocorre a cada semestre no teatro palco principal do Centro de UB para as artes durante o tempo de primavera, geralmente no final de fevereiro ou início de março. Isto permite que a Organização dos estudantes árabes participem e mostrem a consciência cultural do dabke. Muitas universidades têm um evento chamado Noite árabe ou um título similar. Quando estes shows ocorrem, o dabke é realizado tanto na fase interna ou externa, em um salão no piso interior ou no exterior. São diferentes etapas que compõem a dança do dabke: o Belbel, o inzel, shemmel e táxi; uma combinação de cada uma dessas etapas, bem como o salto ocasional e fazer girar a dança completa. Nos Estados Unidos, a tradição não se perdeu e é realizada nos mesmos locais, uma vez que na pátria original também é comumente tocada na América, na comunidade árabe, nos centros culturais e convenções, como a convenção anual organizada pela Federação Americana de Ramallah, na Palestina.

World

Em 2007, um grupo de árabes na Palestina , quebrou o recorde mundial para o dabke. Uma cadeia humana de 2.743 pessoas dançaram o dabke por sete minutos em linha reta em Velha Acre da cidade, quebrando o recorde anterior de 1.700 fixados em Toronto.  Em junho de 2009, um grupo de libaneses em Montreal, no Canadá, estabeleceu um novo recorde mundial. Organizado pela Tollab, os libaneses Federação dos Estudantes de Montreal, com a participação de "La Troupe Folclórico Les Chevaliers du Liban", uma corrente humana de 4.475 pessoas dançaram o dabke por mais de cinco minutos em linha reta no Wilson Park Marcelin.

Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário