"Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham a noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornando-os possíveis". Lawrence da Arábia

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Cultura Árabe

Enquanto a Europa mergulhava na Idade Média, no século VI os árabes absorviam o conhecimento da antiga Pérsia em conjunto com a herança do conhecimento helênico.

Isto fez com que talvez pela primeira vez na história tenha acontecido uma harmonização em um todo da ciência com a filosofia, a teologia e a matemática.

Com a expansão do Islã por fronteiras distantes como a Índia e a Península Ibérica, o caldo de culturas resultante tornou-se extremamente propício para o desenvolvimento do conhecimento. na arabia saudita

A efervescência cultural desse período permitiu notáveis avanços nas artes e nas ciências. Em particular, no campo da matemática, dois fatos importantes ocorridos no âmbito da cultura árabe mudaram a forma de o mundo realizar cálculos e expressar os números. No século VII um matemático muçulmano da Índia criou o conceito do "zero". No século IX, um dos maiores matemáticos de todos os tempos, Al-Khwarizmi, escreveu sua principal obra onde formalizou o conceito de notação posicional. Esses conceitos tiveram seu impacto sobre o mundo da época amplificado e seu espalhamento acelerado graças à invasão árabe e à popularização dos algarismos arábicos, cujos símbolos tinham sua memorização facilitada pelo fato de a figura de cada dígito possuir o mesmo número de ângulos de seu valor.

Nesta época, surgiram vários cientistas e matemáticos notáveis no mundo árabe como, por exemplo:

Abu al-Qasim Maslamah al-Majriti (de Madrid), foi o mais antigo astrônomo árabe-espanhol.
Ibn Sina, conhecido mais comumente por Avicena, cujo trabalho mais consagrado é "Al-Qanun Fil-Tibb", ou "O Cânone da Medicina". Tendo sido um dos maiores nomes da história da Medicina, Avicena foi também chamado de o "Príncipe da Medicina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário